O sistema oferece manutenção rápida e barata.

Atenta aos avanços tecnológicos, a Fusco-Motosegura já produz triciclos equipados com freio a disco, mediante solicitação do cliente. Essa opção apresenta várias vantagens de tráfego, quando comparada ao freio a tambor. Primeiro, não acumula água no interior da peça, proporcionando mais eficácia em pistas molhadas. Também tem mais capacidade de resfriamento, por possuir um sistema aberto que dissipa rapidamente o calor – garantindo excelente qualidade de frenagem, ao evitar o fenômeno ‘’fading’’ (quando o fluído do freio ferve).

Em linhas gerais, o freio a disco, embora mais moderno, tem funcionamento simples, com mecânica semelhante à do freio de uma bicicleta: as pastilhas comprimem o disco e, por meio de atrito, reduzem a velocidade desse último fazendo a roda parar.Em função dessa praticidade, o freio a disco oferece outro importante benefício: manutenção rápida e barata. O sistema é fabricado com um conjunto duplo de freios traseiros, montado com dois sistemas separados; um para o freio de estacionamento e outro para os freios comuns.

Cabe ressaltar que o freio a disco pode derrapar mais facilmente, por travar a roda de forma brusca enquanto o veículo segue no fluxo contínuo, como consequência da lei de inércia. Por isso, o condutor deve ter mais atenção em dias de chuva.